A tensão arterial é a pressão que o sangue exerce sobre as paredes dos vasos. Cada vez que o coração se contrai (sístole) o sangue é expelido através da artéria Aorta, atingindo-se assim a pressão máxima. Em seguida a pressão dentro das artérias vai descendo à medida que o coração se relaxa. A pressão mínima atingida é chamada pressão diastólica.
Quando o esforço do coração para bombear o sangue aumenta ou os vasos se estreitam ou endurecem, a tensão arterial aumenta. Semelhante à pressão da água numa mangueira de rega quando se abre a torneira completamente ou se aperta a mangueira em qualquer lado. A regulação da tensão arterial é feita através de impulsos dos nossos nervos e hormonas que actuam sobre o sistema cardiovascular (Ex: a adrenalina).
Trata-se de hipertensão arterial patológica se em medições repetidas em dias diferentes se constata valores superiores a 140/90mmHg. Valores de menos de 120/80mmHg representam uma tensão arterial óptima, a qual significa um menor risco de doenças cardiovasculares. Valores abaixo de 130/85mmHg representam uma tensão arterial normal.
Controlar a tensão arterial, particularmente durante a gravidez
O controlo regular da tensão arterial é muito importante durante a gravidez. Valores permanentes de 140/90mmHg e mais devem ser considerados elevados. A HTA pode levar à eclampsia na mulher grávida e a perturbações de crescimento e de maturidade na criança. Por isso, a auto-medição da tensão arterial é particularmente recomendada durante a gravidez
Estilo de vida a adoptar e cuidados a ter
O indivíduo que se encontre numa situação de Hipertensão deve ter alguns cuidados no dia-a-dia, nomeadamente:
Medir regularmente a tensão arterial;
Respeitar as prescrições do médico;
Procurar relaxamento e pausas (descanso);
Perder peso (se necessário);
Limitar o consumo de álcool;
Praticar exercício físico (aumentar a actividade aeróbia para 30 a 45 minutos por dia);
Diminuir o consumo de sal (sódio) substitui-lo por especiarias;
Comer muita fruta e legumes;
Assegurar a ingestão de Ca Mg (DDR);
Deixar de fumar;
Diminuição da quantidade de gordura saturada na dieta.
Sem comentários:
Enviar um comentário