Bolsa de Emprego Kalorias


Quer fazer parte da equipa kaloras? Faça aqui a sua candidatura expontanea. Responda aqui!





Artrite 1ªParte

As articulações mantêm-se unidas por meio de bandas fibrosas – os ligamentos. No interior dos ligamentos a cápsula articular produz constantemente quantidades diminutas de um fluido (o líquido sinovial) cuja função é manter a lubrificação dessa mesma cápsula.
As extremidades dos ossos estão cobertas por uma substância firme e macia que toma o nome de cartilagem articular.
A artrite (também muitas vezes designada por artrose) é uma doença das junções móveis, caracterizada pela deterioração das margens articulares da cartilagem e neoformação óssea junto das margens articulares.

Tipos de Artrite mais comuns
Osteoartrite (ou Osteoartrose);
Artrite Reumatóide;
Espondilite Anquilosante.

Osteoartrite
A Osteoartrite é uma doença articular degenerativa que aparece geralmente como resultado de um desgaste ou perda de cartilagem nas articulações. A cartilagem começa a desaparecer e os ossos começam a “raspar” entre eles, provocando “fricção” e consequentemente dores intensas.
O seu aparecimento depende de vários factores, entre eles a idade ou um esforço exagerado sobre uma ou mais articulações.
A Osteoartrite é uma doença localizada e surge em determinadas articulações:
Anca;
Joelho;
Mãos;
Coluna vertebral.

Artrite Reumatóide
A Artrite Reumatóide é uma doença articular a longo prazo cuja causa, apesar de não ser bem clara, está intimamente ligada à autoimunização (o sistema imunitário ataca o tecido da articulação). A membrana sinoval da articulação inflama-se gradualmente e incha, o que leva à inflamação do resto dessa articulação. À semelhança da Osteoartrite é uma doença localizada e pode manifestar-se em mais de uma articulação, afectando sobretudo:
· Mãos e pés (principalmente os nós dos dedos);
· Pulsos;
· Joelhos;
· Tornozelos;
· Zona cervical.



Espondilite Anquilosante
A Espondilite Anquilosante é a inflamação crónica das articulações que ligam as vértebras. Na Espondilite Anquilosante**, a inflamação desaparece, deixando as articulações deterioradas e endurecidas, fundindo-se entre si as vértebras. A coluna vertebral fica rija e inflexível, podendo haver a rectificação da lordose lombar.
Normalmente as primeiras articulações afectadas são as da região sacro-ilíaca, que unem a base da coluna ao osso ilíaco (pélvis).
Saliências ósseas unem as vértebras até aí separadas e a rigidez resultante pode progredir pela coluna até afectar muitas (se não todas) das articulações intervertebrais.
Não tem cura mas pode desaparecer espontaneamente.



**De “Anquilose” – grande diminuição ou perda de movimentos de uma articulação.

1 comentário:

Anónimo disse...

OLÁ ESTOU FELIZ POR ESTYAR ATENTA ESTAS VOSSAS MENSAGENS, E ESTOU A GOSTAR IMENSO DE LER OS VOSSOS ARTYIGOS, GOSTEI PERTICULARMENTE DA APOSTA MUSICAL DA GABI, POIS GOSTO IMENSO DESTA MUSICA....
OBRIGADA POR CONSEGUIREM UM BLOG BASTANTE INTERESSANTE....
BEIJINHOS