Bolsa de Emprego Kalorias


Quer fazer parte da equipa kaloras? Faça aqui a sua candidatura expontanea. Responda aqui!





Doença das artérias coronárias (DAC) 1ª Parte

A DAC é classificada como uma doença do Aparelho Circulatório.
É conhecida como doença cardíaca isquémia**, que é o tipo de doença cardíaca mais comum. A DAC é uma doença progressiva, que começa por danos nas paredes dos vasos que fornecem sangue ao coração, as chamadas artérias coronárias.
Inicia-se, então, um complexo processo de remodelagem e aterosclerose, no qual as paredes engrossam, restringindo o fluxo sanguíneo para o coração.
A DAC ocorre ao longo do tempo, quando os depósitos de gordura e outros produtos sanguíneos se acumulam nas camadas internas das artérias – a este processo toma o nome de aterosclerose.
Como consequência da aterosclerose (acumulação de depósitos de gordura) ocorre um estreitamento ou, até mesmo, bloqueio das artérias coronárias que fornecem o sangue oxigenado – rico em oxigénio – ao músculo cardíaco. Consequentemente, o músculo cardíaco poderá não funcionar adequadamente ou deixar de funcionar.
A consequente diminuição do fluxo sanguíneo para o coração e subsequente falta de oxigénio pode causar uma dor no peito, chamada angina de peito.
Quando uma artéria coronária fica totalmente bloqueada, toda uma secção do músculo cardíaco fica privada de oxigénio e morre, constituindo o chamado ataque cardíaco.
O principal problema da doença arterial coronária é que esta pode não apresentar sintomas , e o indivíduo pode não ter consciência da sua doença, até à ocorrência de um ataque cardíaco.

** Isquémia – perda do fornecimento adequado de sangue oxigenado, devido à obstrução do fornecimento de sangue arterial ou insuficiente fluxo sanguíneo, levado a uma falta de oxigénio nos tecidos e causando danos graves nos órgãos finais (cérebro, rins e coração).

Sem comentários: